A escultura romântica não brilhou exatamente
pela sua originalidade, nem tampouco pela maestria de seus artistas. Talvez se
possa pensar nesse período como um momento de calma necessário antes da batalha
que depois viriam a travar o impressionismo e as vanguardas modernas. Do ponto
de vista funcional, a escultura romântica não se afastou dos monumentos
funerários, da estátua eqüestre e da decoração arquitetônica, num estilo
indefinido a meio caminho entre o classicismo e o barroco.
A grande novidade temática da escultura romântica foi a representação de animais de terras exóticas em cenas de caça ou de luta encarniçada, no melhor estilo das cenas de Rubens. Não se abandonaram os motivos heróicos e as homenagens solenes na forma de estátuas superdimensionadas de reis e militares. Em compensação, tornou-se mais rara a temática religiosa. Os mais destacados escultores desse período foram Rude e Barye, na França, Bartolini, na Itália, e Kiss, na Alemanha.
A grande novidade temática da escultura romântica foi a representação de animais de terras exóticas em cenas de caça ou de luta encarniçada, no melhor estilo das cenas de Rubens. Não se abandonaram os motivos heróicos e as homenagens solenes na forma de estátuas superdimensionadas de reis e militares. Em compensação, tornou-se mais rara a temática religiosa. Os mais destacados escultores desse período foram Rude e Barye, na França, Bartolini, na Itália, e Kiss, na Alemanha.
lolis
ResponderExcluirseu otaku
ExcluirI carai
ResponderExcluir